sexta-feira, 9 de maio de 2014

O Brasil perde um grande artista

Jair Rodrigues morre aos 75 anos


O cantor Jair Rodrigues morreu nesta quinta-feira, aos 75 anos. O músico foi encontrado na sauna em sua casa, em Cotia, na grande São Paulo, às 10h desta manhã. A causa da morte foi revelada só no meio da tarde: infarto agudo do miocárdio. Ele foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta quinta-feira, às 19h, e será enterrado na sexta-feira (8), por volta das 10h, no Cemitério do Morumbi.
O músico ganhou o Brasil ao interpretar a hoje clássica "Disparada", de Geraldo Vandré e Theo de Barros, vencedora do IIº Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, junto com "A banda", de Chico Buarque.

A morte do músico pegou amigos e fãs de surpresa. Segundo Armando Pittigliani, que produziu a série de discos "Dois na bossa", que sacramentou a parceria de Jair com Elis Regina, Jair "ao menos morreu sem sofrer, desfrutando sua sauna, uma das coisas que mais amava na vida". No último dia 5 de abril, ele fez um show com lotação esgotada no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo (veja vídeo abaixo), e estava com outras apresentações agendadas.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava, interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939. Depois de passar a infância e adolescência cantando em corais de igreja, começou a carreira profissional como crooner de casas noturnas, em 1957. No ano seguinte, participou de seu primeiro concurso de calouros.
Na década de 1960, mudou-se para a capital de São Paulo, onde trabalhou como engraxate, mecânico, servente de pedreiro e ajudante de alfaiate, enquanto tentava se estabelecer na música. Começou a se destacar cantando sambas.
Seu primeiro sucesso foi "Deixa isso pra lá", lançada em seu segundo disco, "Vou de samba com você", de 1964. Considerada a precursora do rap nacional, por conta do refrão falado, foi eternizada pela clássica coreografia que o cantor fazia com as mãos. Não à toa, nomes como Rappin Hood e Emicida lamentaram a morte "do primeiro rapper do Brasil".
Em 1965, Jair substituiu Baden Powell num show no Teatro Paramount, em São Paulo. Foi quando dividiu o palco pela primeira vez com a também estreante Elis Regina, que viria ser sua parceira profissional. Juntos, lançaram o disco "Dois na bossa". O sucesso do álbum levou os dois a formar a dupla Jair e Elis, que assumiram o programa “O fino da bossa”, da TV Record.


Nenhum comentário:

Postar um comentário