sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Consciência Negra tambérm na Usina do Gasômetro

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro realiza entre os dias 9 e 14 de novembro uma mostra reunindo diversos filmes relacionados à questão do preconceito racial, como parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Cultura para marcar a passagem da Semana da Consciência Negra. A programação inclui dois longas brasileiros, A Negação do Brasil e Vida de Menina, além dos clássicos do cinema norte-americano O Sol Tornará a Brilhar e Adivinhe Quem Vem Para Jantar?, ambos estrelados por Sidney Poitier, o mais respeitado ator negro dos Estados Unidos. A mostra tem o apoio da Programadora Brasil, projeto do Ministério da Cultura destinado à difusão de filmes brasileiros, e da distribuidora MPLC.  Exibição em DVD. A entrada é franca.
Sábado e domingo, na sessão das 15h, a Sala P. F. Gastal exibe o longa gaúcho Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo.

Sinopses dos Filmes

A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo (Brasil, 2000, 91 minutos)
Uma minuciosa investigação e análise sobre a participação dos atores negros nas telenovelas brasileiras, no período 1963-1997.
Acompanha o curta Carolina, de Jeferson De.

Vida de Menina, de Helena Solberg (Brasil, 2005, 102 minutos)
Premiada adaptação dos diários de Helena Morley, menina de 13 anos que retratou as desigualdades e preconceitos do Brasil do século XIX. Vencedor de seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor filme.

O Sol Tornará a Brilhar (A Raisin in the Sun), de Daniel Petrie (EUA, 1961, 128 minutos)
Uma família negra muda-se para uma casa num subúrbio cujos vizinhos são, em sua maioria, brancos. Um clássico do cinema americano, sobre a luta dos negros americanos contra décadas de discriminação, estrelado por Sidney Poitier, o grande ator negro dos Estados Unidos.

Adivinhe Quem Vem Para Jantar? (Guess Who’s Coming to Dinner), de Stanley Kramer (EUA, 1967, 108 minutos)
Joanna (Katharine Houghton), a bela filha de um editor liberal, Matthew Drayton (Spencer Tracy) e sua esposa aristocrata (Katharine Hepburn), retorna para casa com seu novo namorado, John Prentice (Sidney Poitier), um ilustre médico negro. A mãe aceita a decisão da filha de se casar com John, mas seu pai está chocado com essa união interracial; bem como os pais do médico. Para acertar as coisas, ambas as famílias devem sentar-se frente a frente e examinar os seus níveis de intolerância. Spencer Tracy e Katharine Hepburn (que foi premiada com o Oscar por sua atuação) estão inesquecíveis como os atônitos pais, neste filme de 1967 que é um marco sobre as questões de miscigenação racial no casamento.

Carolina, de Jeferson De (Brasil, 2003, 15 minutos)
A história da escritora Carolina Maria de Jesus, que vivia numa favela em São Paulo e alcançou sucesso internacional com o livro Quarto de Despejo. Prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Gramado.
Grade de Horários
9 a 14 de dezembro de 2010

9 de novembro (terça-feira)
15h – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17h – Vida de Menina
19h – Adivinhe Quem Vem Para Jantar?

10 de novembro (quarta-feira)
15h – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17h – O Sol Tornará a Brilhar
19h – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)

11 de novembro (quinta-feira)
15h – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17h – Adivinhe Quem Vem Para Jantar?
19h – Vida de Menina


12 de novembro (sexta-feira)
15h – III Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)
17h – A Negação do Brasil (acompanha o curta Carolina)
19h – Exibição do curta Carolina, seguido de apresentação de coral do CECUNE e de recital com o ator Sirmar Antunes

13 de novembro (sábado)
15h – Antes que o Mundo Acabe
17h – Vida de Menina
19h – O Sol Tornará a Brilhar


14 de novembro (domingo)
15h – Antes que o Mundo Acabe
17h – Adivinhe Quem Vem Para Jantar?
19h – A Negação do Brasil (acompanha o curta Carolina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário