segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Obama visita o Brasil em março

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcará em março deste ano em Brasília, de acordo com anunciou feito nesta terça-feira, 25 de janeiro, durante o discurso de Obama no Estado da União. A visita do presidente norte-americano ao Brasil foi acertada entre os dois governos e está prevista para ocorrer na segunda quinzena de março.
Este deveria ser o período em que Dilma visitaria os Estados Unidos a convite de Obama. Mas, agora, com a decisão em relação à primeira visita presidente norte-americano ao País, a ida de Dilma foi adiada.
Esta primeira viagem de Obama à América do Sul, desde que assumiu o governo americano, inclui ainda Chile e El Salvador. Tem como objetivo "forjar novas alianças para o progresso nas Américas", segundo discurso.
O governo dos Estados Unidos espera ampliar as convergências de pensamento entre os Estados Unidos e o Brasil. Os diplomatas se animaram, particularmente, depois das primeiras declarações de Dilma discordando da posição do governo Lula na área de direitos humanos, que se absteve quando a ONU questionou o Irã por violações nessa área. Os norte-americanos entenderam que isso poderia sinalizar o afastamento das relações mantidas pelo seu antecessor, com Teerã.
O porta voz do Conselho de Segurança Nacional, Mike Hammer, relatou que na visita os governantes irão discutir sobre as áreas de interesse que incluem energia limpa, crescimento global, reconstrução, assistência ao Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e outras questões de importância global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário