quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Caminhada Turística de Verão visitará Território Negro em Porto Alegre

Ginásio Tesourinha será um dos locais
visitados

Neste sábado, 26, a quarta e última edição da Caminhada Turística oferecerá um roteiro diferenciado que objetiva resgatar a memória de personalidades da cultura negra na capital.
A caminhada iniciará às 10h com duração média de duas horas, período em que os participantes serão orientados por Peterson Brum, guia de turismo da SMTUR e Pedro Rubens Ferreira Vargas , bacharel em história e especialista em Museologia (PUCRS) e Patrimônio Cultural e Centros Urbanos (Ufrgs) que fornecerão informações sobre curiosidades históricas, atrativos turísticos, patrimônio cultural e ambiental da cidade, personalidades, prédios, monumentos, áreas verdes e equipamentos culturais aos participantes.
Com saída às 10h da sede da SMTUR (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa), a Caminhada Turística de Verão percorrerá o trajeto que passará pelo Lago Zumbi dos Palmares (líder da resistência negra conhecida por Quilombo dos Palmares), Museu Joaquim José Felizardo (historiador e criador da Secretaria de Cultura), Ginásio de Esportes Osmar Fortes Barcelos( conhecido como Tesourinha, foi o primeiro jogador negro a vestir o uniforme do Grêmio Football Clube em 1952), seguindo até o Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues (cantor e compositor de samba na década de 50 e que residiu no bairro Cidade Baixa).
Organizada pelas Secretarias Municipais de Turismo (SMTUR), Planejamento (SPM) e Cultura(SMC), a Caminhada Turística de Verão terá parceria do Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira-Dama.
As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (51) 3333-1873 ou através do e-mail vivaocentroape@gmail.com.
O ingresso será a doação preferencial de um quilo de feijão, arroz, farinha ou óleo de cozinha, a ser entregue no local de saída de cada roteiro. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais conveniadas ao município. Em caso de chuva o passeio será cancelado.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário