sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ministro anuncia bolsas de pós-graduação para negros

No dia 13 de maio, comemorativo aos 122 anos da Lei Áurea, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloi Ferreira, anunciou a criação de 250 bolsas de pós-graduação para estudantes negros ou pardos. Também ontem, foi anunciado o aumento de 200 bolsas do Programa de Iniciação Científica (Pibic), que passarão de 600 para 800, neste ano. O ministro Eloi destacou que, apesar de o sistema de cotas não ser obrigatório no Brasil, 91 universidades públicas do país adotam a reserva de vagas no vestibular para o ingresso de negros.
Foi lançado selo para identificar instituições de Ensino que adotam a lei 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão da história do povo negro e suas contribuições culturais, econômicas e sociais ao país nos currículos dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio. A entrega do selo será em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Para o ministro, as ações divulgadas ontem ajudam a corrigir injustiças e distorções históricas. "A promulgação da Lei Áurea não foi acompanhada de inclusão educacional, habitacional e outras, fazendo com que, até hoje, o negro continue na base da pirâmide social", avaliou. Ele defendeu também a criação do Estatuto de Igualdade Racial, já aprovado pela Câmara, mas aguardando votação no Senado.
Fonte: Jornal Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário