terça-feira, 6 de abril de 2010

O Brasil procura o seu "Obama"


Será que o Brasil está preparado para eleger um presidente negro como fez os Estados Unidos? 2010 é ano de eleições e infelizmente temos uma resistência forte da sociedade brasileira que não está preparada para a inclusão do povo negro. Isso se deve aos 400 anos de escravidão e posteriormente a ausência de medidas na promoção da igualdade e oportunidade. Sem dúvida o candidato negro que se colocar a frente desta árdua disputa, vai enfrentar extrema resistência por parte da sociedade.
O principal problema é que a maioria dos indivíduos não está instruída sobre política. Essa iniciação deve ocorrer na educação base, para que desde cedo as pessoas possam desenvolver uma consciência política crítica. Estamos ainda engatinhando para uma maturidade política e, é papel de todos nós apostarmos no processo educacional, como forma de conscientização dos direitos ainda não colocados à disposição da cidadania.
Nos Estados Unidos, apesar das pesquisas apontarem a vitória de Barack Obama para presidente, ela não parecia possível e surpreendeu a sociedade internacional. Na realidade, esta vitória teve alguns aspectos novos. Parece ter sido a primeira vez que várias gerações se uniram para votar. As pesquisas revelaram que os eleitores de Obama eram pessoas de 18 a 20 anos, adultos engajados em transformar a realidade norte-americana. Além disso, o tema racial que, evidentemente, não podia estar ausente da campanha, não foi o tema dominante. Obama mostrou ser o candidato de brancos e negros e não adiantou a tentativa racista do seu adversário de fazer um discurso tradicional do branco mais experiente.
A exaltação que levou os americanos a elegerem um presidente negro, é reflexo de uma consciência favorável a melhoria de vida do coletivo. A história prova que nada é imutável quando há uma opinião em prol de um bem comum. O povo afro-brasileiro deve se unir para combater a desigualdade social e mostrar a força no voto e preparar legisladores negros capazes de criar leis que possibilitem políticas de inclusão nas áreas de: educação, educação e educação. Só assim teremos oportunidade de maior participação na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário