terça-feira, 23 de março de 2010

Ministério Público fiscaliza ensino da história afro-brasileira


Através de uma cartilha, produzida pelo projeto Cultura Afro, o Ministério Público (MP) vai fiscalizar a aplicação da lei 10.639 que determina a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileiro nas escolas do Brasil. O material foi lançado ontem e distribuído aos promotores de justiça de todo o Estado do RS, para que trabalhem em conjunto com as secretarias municipais de educação com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação.
A norma ainda enfrenta muita resistência e dificuldade de entendimento por parte de educadores que não possuem  preparação necessária para a aplicação do tema nas escolas. O que acontece na maioria das instituições é que a história do negro se restringe ao aspecto da escravidão, não abrangendo fatores importantes como a participação dos negros no desenvolvimento econômico do país nas áreas da agricultura, metalurgia e construção civil.
Hoje, esta história continua e precisa ser documentada e evidenciada, pois temos ainda poucos -é claro- mas, em processo de evolução, personagens negros que fazem a história do Brasil também nas áreas da saúde, direito e educação, e outros setores, que  merecem constar nos livros de ensino e servir de referência para as próximas gerações.

Projeto Cultura Afro:
-Prevê o desenvolvimento de pesquisa e produção literária sobre o tema;
- Envolve cursos de capacitação e formação continuada de professores;
- Conta com verbas oriundas dos Fundos para a Manutenção de Políticas Públicas para a Educação. E está prevista a aquisição de material didático e pedagógico, sob orientação do Mec;
-Preparou uma cartilha para ser distribuída aos promotores;

Nenhum comentário:

Postar um comentário