segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Demhab celebra o Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

Servidores do Demhab percorrem Territórios Negros

Para lembrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realizará duas atividades. Nesta segunda-feira, 18, às 13h30, alguns servidores farão a visita educativa do projeto Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre. A outra atividade ocorrerá na terça-feira, 19, no auditório da sede do Demhab (Avenida Princesa Isabel, 1115). A partir das 14h30, haverá a palestra “Vida e história dos quilombos urbanos”, com a participação do presidente da Associação Comunitária Quilombo do Areal, Alexandre Ribeiro, da secretária da mesma entidade, Fabiane Xavier, e do advogado e especialista em Sociologia da Violência, Osvaldo Ferreira dos Reis.  No encerramento do evento haverá a apresentação do cantor e compositor gaúcho, Wilson Ney, acompanhado pelos servidores do Departamento, Albanir Fernandes e Gilberto Ambrósio.

Territórios - A visita é feita em uma linha de ônibus especial da Companhia Carris Porto-alegrense, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Turismo, Adjunta do Povo Negro e Procempa, e oferece uma volta no tempo e na história para conhecer os pontos de referência da população afro-brasileira de Porto Alegre. 

Os locais percorridos pelo ônibus são os largos Glênio Peres e da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Campo da Redenção (Parque Farroupilha), a Colônia Africana (Bairros Bom Fim e Rio Branco), a Ilhota (perto do Centro Municipal de Cultura e da Avenida Érico Veríssimo), o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luiz Guaranha) e encerramento do roteiro no Largo Zumbi dos Palmares. 


Créditos foto: Fernanda Correa/Divulgação PMPA

Fonte: Maria Inês dos Santos Mello / PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário