quinta-feira, 9 de junho de 2011

Exposição retrata histórias de luta do povo negro

Divulgar histórias de luta e conquista dos negros pelos direitos humanos na Capital é o objetivo da exposição itinerante Vidhas. Na quarta-feira, 8, o prefeito José Fortunati participou do lançamento do projeto, que será levado às escolas da rede municipal de ensino. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal. (fotos)
A exposição é composta por 22 banners que valorizam a participação do negro na história de Porto Alegre. O projeto itinerante foi idealizado pelo Memória Carris, departamento de história da companhia. A Fundação Banco do Brasi entregou à secretária de Educação, Cleci Jurach, um kit sobre João Cândido (líder da
Revolta da Chibata). O material será enviado às escolas da rede municipal. O tempo de permanência da exposição em cada instituição é de uma semana.
“Impossível avançarmos em relação aos movimentos sociais sem olharmos para o passado, que é rico de exemplos e experiências de lutas e avanços, que contribuíram para mudanças importantes à humanidade”, destacou o prefeito Fortunati. O coordenador do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro, Clóvis André Silva da Silva, elogiou a sensibilidade da iniciativa e ressaltou que, segundo o último censo do IBGE, Porto Alegre possui 20,6% de negros autodeclarados, mais de 5% em relação aos últimos 10 anos.
Exposição Vidhas - O lado contemporâneo da exposição ilustra a ocupação e a busca pela legitimação dos quilombos urbanos da Capital. No primeiro momento a mostra percorrerá 34 escolas (20 municipais, sete estaduais e sete privadas). Escolas interessadas devem entrar em contato por telefone (51) 3289-2168 ou e-mail (memoria@carris.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário