quinta-feira, 19 de maio de 2011

Homem branco descobre que é negro

Michael Sidney Fosberg cresceu em uma família da classe trabalhadora branca de Chicago. Ele sempre se sentiu diferente. Embora ele não soubesse porque. Os seus irmãos, nascidos da relação de sua com e seu padrasto, tinham cabelos crespos. Ele não. "Eu sempre senti que eu não me encaixava. Eu não podia fazer nada com o meu cabelo. Eu tinha um "black" na High School", disse. "Eu podia perguntar para minha mãe, 'De onde meu cabelo crespo veio?’ Um dia ela se encheu das minhas perguntas e disse, 'Seu bisavó tinha o cabelo como o seu.
Eventualmente, Fosberg descobriu o segredo que sua mãe, guardou por mais de 32 anos. Seu pai era negro, de pele bem clara. "Ela tinha 20 anos quando eu nasci. Meu pai era bem claro, mas negro. A família da minha mãe queria que ela se casasse com alguém da confiança deles. Como ela estava com um homem negro e grávida, eles deserdaram ela e não conversaram com ela por um longo período", disse Forberg, que contará detalhes em seu livro: An American Odyssey of Race and Self Discovery (Uma Odisséia americana sobre raça e auto-conhecimento).
"Por toda a minha vida eu senti uma conexão com os afro americanos e sua cultura, mas não sabia explicar o porque", diz Fosberg. Ele descobriu também uma rica herança, incluindo um tataravô que foi membro da Infantaria de Massachusetts, outro parente que foi parte das Ligas negras e seu bisavô, Dr. Roy A. Woods, um ex integrante do departamento de física da Universidade Estadual de Norfolk, que empresta seu nome ao prédio de ciências da mesma universidade.
Fosberg agora usa sua experiência para ensinar outros como confrontar seus próprios pensamentos sobre raça, seu livro é a autobiografia de um homem, que revela sua jornada pela descoberta de seu pai e suas raízes.


Mais informações sobre Fosberg e seu livro: www.incognitoheplay.com

Um comentário:

  1. Interessante o caso. Mas vale salientar que todos nós - todos - temos um pouco da raça negra no DNA. A partir do momento em que se soube que a África é o lugar de origem dos seres humanos, tivemos a certeza de que somos todos vindos da mesma "célula". Pena que tantas pessoas não conseguem entender... Parabéns pelo blogs, Pri! Bjss!!

    ResponderExcluir