terça-feira, 30 de novembro de 2010

AFRICANIDADES: HISTÓRIA, ARTE E CULTURA


Convidamos para o segmento do curso com as apresentações de trabalhos nas manhãs de 3 e 4 de dezembro as palestras às tardes. Na sexta feira, dia 3 o professor Silvio Correa (UFSC, Santa Catarina) falará a partir de um recorte historiográfico pouco conhecido, qual seja a eugenia e as raças híbridas sob o domínio colonial alemão na África, e o professor Marçal de Menezes Paredes (UFRGS) examinará aspectos da historicidade e da diferença relativos à África. A apresentação do grupo Cambatuque encerrará as atividades do dia.
Para o sábado dia 4, pela manhã, após a apresentação de trabalhos, está prevista a participação da Lucia Regina Brito Pereira (GT Negros e ONG Maria Mulher), que falará sobre a lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da história da África no Brasil.
À tarde haverá destaque para a área do áudio visual através da exibição do documentário “Mestre Borel: a ancestralidade negra em Porto Alegre”, dirigido pela antropóloga Anelise Guterrez, que apresentará o mesmo. Seguirá a programação com o depoimento ao vivo do próprio Walter Calixto Ferreira, referência cultural e humana, o Mestre Borel. 


Prevendo-se já a próxima edição, o encerramento do Africanidades de 2010 trará novamente o grupo Roda de Samba do Instituto Brasilidades.
NPH/Memorial do RS
INSCRIÇÕES NO MEMORIAL DO RS: 7 DE SETEMBRO 1020
Centro Histórico de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário