quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A origem negra do Tango

História do Tango

O Tango é um dos ritmos mais bonitos e sensuais de todas as danças e está entre os preferidos por dançarinos de todo o mundo. Apesar de actualmente ser conhecido como o ritmo característico da Argentina, a origem do tango está na África. Os negros escravos levados de lá para a América Central por volta do século XIX, levaram consigo seus principais costumes, dentre os quais uma dança denominada Tangano. Com a migração desses negros para o sul, o Tangano foi levado para a região do Rio da Prata, tornando-se muito popular entre as pessoas da zona portuária. Por volta do século XIX, o Tangano se desenvolveu no que ficou conhecido como o Tango Argentino. Também dos crioulos descendentes dos conquistadores espanhóis que já habitavam os pampas e de um tipo de batuque dos negros chamado "Candombe". A origem da palavra Tangô vem da imitação da batida no tambor (africano). O nome designava a música e o local onde se dançava. O Tango nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires. Aí aparece nitidamente a influência do negro no desenvolvimento do tango: a dança. Por quê? Por ironia da história os compadritos se deleitavam observando aquela curiosa dança dos negros que abundavam no porto de Buenos Aires. E, nas suas brincadeiras, parodiando aquelas formas primitivas acabaram incorporando vários elementos da dança original.

Um comentário:

  1. Olá:

    Achei seu blog bem interessante!
    Realmente, o negro merece e muito ter seus direitos reconhecidos...
    Inclusive, faço alguns trabalhos em algumas técnicas artesanais (velas, caixas, outros): e a ARTE AFRICANA é um dos temas!
    Aliás, descobri seu blog ao procurar por 'Travessa Venezianos': e a imagem que se encontra é bem bonita (pena que pequena!)... e eu, que resido em POA há mais de 15 anos, não conheço tal zona (é mole?).
    É isso. Mais uma vez, parabéns pelo blog: com o tempo, chega-se lá (já sde evoluiu tanto!)...

    Saudações 'artísticas',
    Rodrigo O Rosa

    ResponderExcluir