quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Imprensa e combate ao racismo: caminhos possíveis para um noticiário plural



23º Set Universitário de Comunicação da PUC - RS  
Auditório Famecos
Palestrantes: 


Isabel Clavelin
Jornalista diplomada pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) com sete anos de experiência consolidada em Assessoria de Comunicação nos setores público, privado, cooperação internacional e movimento social. Atualmente, trabalha para a ONU no UNIFEM Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher). De 2005 a 2009, trabalhou no Governo Federal, como assessora de imprensa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República. É mestranda em Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.,

 
Jeanice Ramos 
 Jornalista formada pela Famecos (em 76), com especialização em Estilo Jornalístico (Famecos – 1982). Trabalhou em assessoria de imprensa na Secretaria de Educação do RS, no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Fundação Educacional Padre Landell de Moura. Teve passagens por vários veículos. Atua no meio sindical, tendo presença no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, fazendo parte do Conselho Fiscal. Além disso é coordenadora, junto com Vera Daisy Barcellos, do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindjors e faz parte também do Núcleo de Igualdade de Gênero, do Sindjors. Atualmente está vinculada ao projeto Comunicação Cidadã, Território de Paz do Guajuviras, em Canoas.


Vera Daisy Barcellos
Jornalista, militante do Movimento Feminista de Mulheres Negras. Atua no Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros e integra a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais/RS. Assessora de Imprensa da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Colaboradora de Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras. Foi editora de projetos especiais do jornal A Voz da Serra, de Erechim. Foi repórter da editoria de Esportes e de Carnaval de Zero Hora por 16 anos. Fundadora da revista Tição no final dos anos 70. Recebeu o Prêmio ARI de Jornalismo em 1998. Co-autora dos textos do livro Negro em Preto e Branco – História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre organizado pela fotógrafa Irene Santos.


Mediadora: Neka Machado
Será no dia 22 de setembro às 20 horas.
Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário