segunda-feira, 10 de maio de 2010

África: Mec distribui documentário

O documentário "Viajando pela África com Ibn Battuta", que fez sua estreia nacional no Salão de Atos da Ufrgs, em Porto Alegre na última semana, atraiu o interesse de 500 docentes da capital Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gramado, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. "Composto por animação gráfica em 2D e 3D, o vídeo vem suprir uma lacuna na rede pública do Ensino Fundamental, que carece de material didático atualizado para a matéria História da África", disse a coordenadora do curso de Procedimentos Pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Ufrgs, Sandra de Deus.
Criado pelo professor de História da Ufrgs José Rivair Macedo, e dirigido por Jacy Lage, da Produtora Animgrafs, o documentário foi realizado com o apoio do Ministério de Educação (MEC).
O trajeto de Battuta reconstrói a cultura dos povos africanos e o contato deles com rotas de comércio, suas tradições e costumes.

Ok, já é um início a implantação de materiais como este nas escolas, porém, ainda é preciso retratar aquilo que os livros de história  não alcançam, que é a valorização do negro como profissional competente na sociedade. Não vê-lo só como escravo ou reconhecer sua tradição, mas priorizar a valorização como personagem principal do desenvolvimento sócio-econômico na história da humanidade.

Um comentário:

  1. `Documentário sensacional. Produção, informação e conteúdo. Estou encantada, diz sem ter que falar demais. Ponto, meu senhor.

    ResponderExcluir