quinta-feira, 13 de maio de 2010

Abolicionismo inacabado

A abolição do estatuto da escravidão no Brasil passou por um processo que tinha de legitimar o sistema escravocrata exaurido e deixava o País isolado com relação aos demais, na América. Além de apontar o grau de crueldade da fórmula escravagista brasileira em que pais brancos escravizaram os filhos nascidos de suas relações sexuais com escravas. Podemos chamar este processo de Abolição Inacabada. A abolição brasileira não se ocupou de uma preocupação de reintegrar o ex-escravo na sociedade. Hoje, 122 anos depois da Princesa Isabel assinar no dia 13 de maio de 1888 a Lei Áurea, os negros deixaram de ser escravos e passaram a ser trabalhadores braçais, não conseguem completar seus estudos e são pouco remunerados, mesmo com um grau de escolaridade alto. Que abolição é está, que muitos insistem em afirmar? O Brasil ainda carrega o fardo histórico por ser um dos últimos países a "abolir" a escravidão. O país ainda sofre com o atraso para a liberdade dos escravos.
De acordo com a definição do dicionário Aurélio, escravidão é: 1. Estado ou condição de escravo; escravatura, escravaria, cativeiro, servidão; 2. Falta de liberdade; sujeição, dependência, submissão, servidão, escravatura;
3. Regime social de sujeição do homem e utilização de sua força, explorada para fins econômicos, como propriedade privada; escravatura. Ou seja, a escravidão é um regime no qual o indivíduo é submetido a precárias condições de trabalho e que não recebe remuneração digna, ou, ainda, que não recebe nenhuma remuneração pelo trabalho prestado.
Questione, a escravidão acabou? Tire suas próprias conclusões...
Na Luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário