sexta-feira, 19 de março de 2010

Nova integrante do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato RS


"Comunicamos que o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato do Rio Grande do Sul conta com nova integrante, trata-se de Priscila Bittencourte".
Esta foi a notícia divulgada pela entidade nesta semana!
O Núcleo Afro-brasileiro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, que abriga todas as categorias de comunicadores com o objetivo de fortalecer e ampliar a discussão para uma atuação mais efetiva contra a discriminação racial, tem a preocupação de que se construa em nossa organização sindical um compromisso com a cidadania plena voltada para obtenção da igualdade racial em nosso País. Assumir a bandeira contra o racismo é assumir o enfrentamento com a sociedade brasileira que, constantemente, mascara o seu preconceito. É o histórico preconceito de ter preconceito.
Como Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros estamos desencadeando, neste Sindicato, os princípios de resistência, de protesto e de articulação da luta contra o racismo e as desigualdades de gênero, sem perder a perspectiva de classe.

Proposições

1. Reconhecimento pelo conjunto da categoria do Núcleo de Comunicadores Afrodescendentes do Rio Grande do Sul no Sindijor-RS e de suas ações em defesa da igualdade étnica e contra todo e qualquer tipo de discriminação.

2. Ações políticas do Sindijor/RS, enquanto entidade máxima de representação dos jornalistas profissionais do Rio Grande do Sul, junto à categoria e nas Faculdades de Comunicação, que venham a sensibilizar os profissionais da área para as questões específicas dos afro-brasileiros.

3. Estabelecimento de parcerias com instituições, entidades e organizações governamentais e da sociedade civil que venham a auxiliar no desenvolvimento de ações e políticas para atender as demandas históricas dos afro-brasileiros.

4. Realização de pesquisa – em parceria com Universidades – que permita identificar quantos profissionais afro-brasileiros se encontram trabalhando nos meios de comunicação e qual a sua situação funcional.

5. Defesa de Tese, no Congresso Nacional dos Jornalistas, pela criação e implementação de Núcleos de Comunicadores Afro-brasileiros em todos os Sindicatos Estaduais filiados à Fenaj e um Núcleo ou Departamento Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário